segunda-feira, 1 de abril de 2013

A história do dia primeiro de abril



Como todos já sabem, o dia primeiro de abril é considerado do dia da mentira. Mas... por que este dia foi escolhido para esta comemoração? É o que vamos tentar explicar.



De acordo com alguns sítios de história, tudo começou na França, durante o reinado de Carlos IX (1560 - 1574). Naquela época o ano-novo era comemorado no dia 25 de março. A comemoração durava uma semana e terminava justamente no dia primeiro de abril; neste intervalo havia vários bailes e troca de presentes.
No entanto, em 1562, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário e o dia primeiro de janeiro passou a ser o primeiro dia do ano. Na França o decreto papal só passou a vigorar em 1564, mas os franceses resistiram à mudança e continuaram comemorando a data antiga. Como hoje, naquela época já havia gozadores e os mesmos começaram a fazer troça de quem ainda adotava o antigo calendário enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Depois de algum tempo a brincadeira tomou conta da França, migrando duzentos anos depois para a Inglaterra e de lá para o mundo!

No Brasil o dia da mentira começou a se espalhar em Minas Gerais, através do jornal "A Mentira", lançado exatamente no dia primeiro de abril de 1828, com uma notícia sobre a morte do Imperador do Brasil, Dom Pedro, sendo desmentida no dia seguinte.

Fonte: Mundo Estranho e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos Divulgadores

Google+