sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vírus diminui a vida em 4 anos

no Brasil, 90% das pessoas carregam o vírus


Por não produzir nenhum sintoma, o citomegalovírus (CMV) foi considerado inofensivo por pesquisadores ao longo dos anos. Porém, um novo estudo realizado pela Universidade de Birmingham revelou que o vírus tem efeito sobre as pessoas: ele diminui a expectativa de vida.
Após acompanharem 500 pessoas por 18 anos, cientistas descobriram que os portadores do CMV viveram 4 anos a menos, em média, em relação aos que não possuíam os vírus.

Segundo pesquisadores, o citomegalovírus seria capaz de enganar o sistema imunológico, dando a entender que ele é um vírus novo. Logo, em troca de o organismo enviar células já treinadas para combater o CMV, o sistema imunológico envia células novas e as mesmas terão que aprender a lidar com o vírus. Por conta disso, o organismo fica sobrecarregado e as pessoas ficam expostas a outras doenças.

Agora, não há motivo para pânico, pois pode haver um solução. O uso de medicamentos antivirais, usado em experiências com camundongos, pode ajudar o sistema imunológico a combater o CMV, fazendo o organismo recuperar os anos perdidos.

Nossos Divulgadores

Google+